Fonte: Pollyanna Melo com assessoria - www.administradores.com.br
Todo profissional sabe o quanto é difícil encontrar o ponto de equilíbrio em suas atitudes, para que possa iniciar a caminhada da ascensão profissional. Para conquistarem esse sonho, estimulam metas, prazos, mudam de empresa, dedicam-se a especializações e cursos. Mas o que poucos sabem é que crescer, tanto na vida como no trabalho está vinculado, em primeiro lugar, a capacidade de construir bons relacionamentos. De acordo com a psicóloga Márcia Dolores Rezende, diretora e psicóloga do Instituto Saber, empresa inovadora no desenvolvimento de alta performance em recursos humanos, para que a ascensão na carreira aconteça é preciso também ter o envolvimento com as questões e anseios do outro, o que é diferente de ser popular. “Essa é uma forma de desenvolver a inteligência social. Interessar-se pelo outro muitas vezes oferta um exercício de humildade, e até pouca autopromoção, mas pode acontecer algo fascinante: a divulgação dos resultados positivos através dos colegas de trabalho, o que pode ser muito mais agradável”, ressalta. Saber utilizar as emoções de forma favorável também é uma competência propulsora da ascensão. “Um profissional que está diante de uma situação de frustração, e que consegue utilizar sua criatividade, está apto a novos desafios numa escala maior. Por exemplo: Como oferecer uma posição de destaque a alguém que se irrita diante de um feedback construtivo? ou que faz de conta que ouviu e digeriu a informação, e em seguida faz a mesma coisa, sem o menor pudor? Isso tudo traduz a importância da Inteligência Emocional, um pacote de competências que somadas habilitam a uma ascensão com maturidade”, esclarece a diretora do Instituto Saber. Márcia lembra de que mesmo trabalhando a inteligência emocional, o conhecimento é ainda peça chave nesse processo. “Certamente, esse patrimônio é do profissional que colabora como bom andamento da empresa, o que gera ascensão e reconhecimento”, enfatiza. As empresas, hoje, estão mais interessadas em reter e descobrir talentos do que abrir novas vagas para o mercado. “Esse é um processo otimizado, porque os profissionais já estão dentro da casa e têm facilidade com a cultura, missão e visão da empresa. Entretanto, desenvolver um ambiente favorável, é hoje o maior desafio das corporações que atuam para sua sustentabilidade, isso é novo e portanto solicita novas estratégias para se obter resultados diferentes dos antigos”, avalia a psicóloga. A diretora recorda também que o sentido da palavra ascensão pode variar de acordo com o objetivo de cada um. Há quem queria crescer, mas não necessariamente ocupar um cargo de gerencial. A ascensão profissional está intimamente conectada aquilo que se valoriza, e esse valor é individual e intransferível. “Outro dia num processo de Coaching Executivo – Eficaz com PNL, um alto executivo de uma empresa do setor industrial, me disse que a ascensão era fechar sua carreira aos 65 anos na posição que ele estava. Perguntei se o objetivo, nesse momento, seria tornar-se vice presidente da empresa e depois presidente, ele disse que seu projeto era diferente. Ele afirmou que fez um planejamento, para a partir dos 66 anos com segurança financeira, considerando um montante especifico na sua conta, dedicar-se a nova atividade como assessor dos negócios que seus filhos construíram. Esse é um exemplo do quanto é congruente definir a ascensão, para chegar até lá com solidez”, finaliza. Veja as seis dicas que a Dra. Márcia Resende separou que vão ajudar no crescimento profissional: 1.Imagine que existe uma folha de papel em branco. Agora, desenhe uma roda. Vamos chamá-la de roda da vida. Divida com tudo que a compõe, por exemplo: Minha vida é segmentada nos setores: Desenvolvimento Pessoal/autoconhecimento, Saúde, Relacionamentos Familiares, Filhos, Relacionamento Afetivo, Casa - ambiente físico, Financeiro, Carreira, Espiritualidade, Lazer, etc. Depois de dividir sua roda com todos os setores importantes para você, avalie o que está por trás de cada setor, afinal desenvolvemos uma ação na vida profissional, para obter uma conquista que se traduz como um valor maior. Exemplo: Carreira: quero desenvolver esse setor para obter realização. Imagine como você se sente em cada segmento, atribuindo um atribui que varia de 0 a 10. Depois de realizar essa atividade, pense em um objetivo para cada setor. Lembre-se de que existe na vida são sempre resultados, inexiste o certo ou errado nessa abordagem chamada PNL. 2. Defina o significado da palavra ascensão. Um profissional que tem pelo menos três alternativas é alguém que pratica a resiliência, uma competência tão em voga, que pode ser treinada quando se começa a construir alternativas para todas as ações e obtenção de resultados. Dessa forma, é possível desenvolver a flexibilidade com as próprias opiniões e com a atitude de outras pessoas. 3.Tenha interesse genuíno no outro. Lembre-se, a ascensão está vinculada a capacidade de construir bons relacionamentos. 4.Equilíbrio entre falar e ouvir. Para se dar conta desse equilíbrio, é preciso observar o quanto você fala e o quanto escuta. Faça uma analise ao finalizar uma interação profissional: O que você entregou de dados? O que recebeu de dados? O que era importante entregar, para atingir seu objetivo com a pessoa? O que era importante receber, para atingir o seu objetivo com a pessoa? O que foi fundamental falar e o que pode ser dispensado? O que foi fundamental ouvir? O que poderia ser dispensado na escuta? 5. Saber decidir com capacidade de análise e muitas vezes certo distanciamento. Estou novamente recorrendo a Inteligência Emocional, saber que para decidir vale colocar-se como observador e pensar no meta-objetivo. Essa forma de pensar facilita o processo decisório, e quando existem parcerias embasadas e se conta com o apoio de pessoas preparadas, o processo será de sucesso. 6.Exercitar a arte da delegação. Delegar é uma arte, como tantas artes podemos aprender a fazer. Para exercitá-la, conta-se com um requisito básico, chamado confiança primeiro em você e depois no profissional que está recebendo a atribuição e a responsabilidade. Afinal, delegar significa ofertar responsabilidade de decisão e de assumir as escolhas, talvez isso torne o processo um aprendizado. Para delegar é sensato preparar o profissional, envolvê-lo e estar aberto para sugestões. Muito diferente essa pratica do ato de transferir tarefas, delegar é investir no outro, confiando na sua percepção.